-
Arquitetos: Renata Lovro Arquitetura
- Área: 220 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Paula Monroy
-
Fabricantes: Adobe, Archicad, AutoCAD, Color Mix, Deca, Fogões shop, Mazza Cerâmicas, Poloar, Suvinil
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento situado em Higienópolis, encontrava- se ainda de acordo com a planta original dos anos 1940. Apesar dos ambientes serem amplos, estavam todos compartimentados. As paredes fragmentavam o fluxo, limitando também a iluminação e ventilação natural. O desejo e desafio, era conectar as áreas de convivência em um único espaço. A proposta de intervenção para área social foi criar um diálogo constante entre seus extremos, varanda e cozinha, onde se situam as entradas de luz mais generosas, abrindo novas perspectivas de uso para o espaço.
Ao demolirmos as paredes optamos por deixar os pilares e vigas em concreto aparente e as lajes das salas livres de intervenções, iluminadas apenas indiretamente. Desenhamos uma luminária especial posicionada no encontro das paredes com as lajes para destacá-las. Removemos também os acabamentos em excesso, vigas falsas em madeira e texturas das paredes, mantendo apenas o taco, que foi restaurado. Na sala de estar, projetamos um banco de concreto que também funciona como aparador e dialoga com a estrutura original do prédio.
Durante o levantamento, notamos que a varanda estava integrada com a sala de estar. Optamos por retomar a planta original em que ela ficava separada. Para isso, desenhamos um novo caixilho com três folhas de correr que, quando aberto, conecta os dois ambientes.
No encontro da cozinha com a sala, projetamos um caixilho em serralheria a partir da vontade de manter a comunicação constante entre os dois cômodos. Pintado de verde, ele evidencia a intervenção. Nessa divisa, um balcão em granilite proporciona maior integração entre os espaços. Para quem está na sala, pode-se sentar e acompanhar quem cozinha. Já no dia a dia, o caixilho com vidro canelado proporciona mais privacidade ao ficar fechado. Mesmo nessa ocasião, permite que a luz entre e atravesse os ambientes.
Além de isolada, a cozinha não era ampla o suficiente para servir também de copa. Aumentamos sua área e fizemos uma nova bancada com maior suporte para quem gosta de receber amigos para cozinhar. Essa alteração exigiu a mudança do acesso à lavanderia, antes minúscula, porém muito iluminada. A proposta foi criar uma nova janela entre esses dois cômodos para tirar proveito da luz natural e ampliar a lavanderia e depósito para o quarto de serviços.
Como todo apartamento antigo, esse tinha poucos banheiros para sua dimensão. Sentíamos falta de um lavabo, para que os convidados não entrassem na área íntima. Os banheiros eram amplos, então dividimos um deles em dois. De um lado, banheiro para os filhos e de outro, lavabo. Os três banheiros foram totalmente modernizados e ganharam novos revestimentos.
O apartamento tinha três quartos conectados por um corredor. Optamos por transformar um desses quartos em sala de tv e mudar seu acesso para a área social. Ao demolir a parede entre corredor e sala de tv, aproveitamos também para criar um roupeiro voltado para a área íntima, além do novo armário interno.